sábado, 1 de junho de 2013

DIA dos NAMORADOS ou DIA de SÃO VALENTIM

A história do Dia de São Valentim remonta a uma obscura época em que o Bispo Valentim lutou contra as ordens do Imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois Cláudio II acreditava que os homens solteiros eram melhores combatentes do que os casados.

O Bispo Valentim continuou celebrando casamentos, o próprio casou-se secretamente, apesar da proibição do Imperador, após certo tempo a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, muitos jovens enviam-lhes flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor, nesse período, Valentim, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “De seu namorado Valentim”.

No dia 14 de Fevereiro, marca a véspera de Lupercais, que são festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que vários sacerdotes realizavam uma procissão pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade, nesta mesma data Valentim faleceu. Em uma outra versão, a história é que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados, na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o 1º dia de acasalamento dos pássaros e por isso, os namorados da Idade Média usavam está ocasião para deixar poemas de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

O dia de São Valentim, até algumas décadas era uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Atualmente, o Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa, em que é celebrada a união amorosa entre casais, um dos simbolismos dessa celebração é a troca de presentes, é comum as mulheres ganharem caixas de bombons, buquê de rosas vermelhas, entre outros; e os homens ganharem perfumes, roupas, entre outros. Em Portugal, assim como em muitos outros países, a comemoração ocorre no dia 14 de Fevereiro, já aqui no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de "casamenteiro".

********************************************************************************************************************
Presente para o Dia dos Namorados, aqui tem o presente ideal para sua amada!
******************************************************************************************************************** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.